segunda-feira, 27 de abril de 2009

26ª Jornada Liga Sagres 2008/2009: FC Porto 2 x 0 Vitória de Setúbal

Certa vez o magnífico Michael Jordan, o maior jogador de basquete de todos os tempos, disse quando estava por defrontar o Utah Jazz, pelas finais da NBA, no ginásio Delta Center, na cidade de Salt Lake City, em Utah, que os playoff's e finais da NBA tinham um paradigma: "são esses jogos que definem os homens e as crianças".

Ao observar o início da jornada da Liga Sagres neste último final de semana, lembrei-me da fase deste mito. O blog tem intenções de comentar sobre o futebol do Dragão, mas não dá para imaginarmos num mundo bolha, sem olhar e analisar os nossos adversários, os clubes co-irmãos e bem, tá, a turma de sempre, aquela da fauna exótica que vive nos anos 60 e 50, respectivamente, ainda a tocar violinos e a soltar ruídos de pantera.

Tive a certeza que ao ouvir a transmissão do jogo do FC Porto pela Rádio Renascença, neste domingo, o time nortenho adquiriria o perfil descrito por Jordan quando teve que medir forças contra o time rival na NBA.

Prova que a torcida está com o time foi a nota divulgada de que mais de 34.000 adeptos adentraram ao Dragão para acompanhar o FC Porto. Que time num campeonato deficitário como é a Liga Portuguesa, que além do déficit, mostra um festival de marginais no apito, leva tantos a sua casa? Somente os dragões.

O jogo lembrou-me aquele clipe da música dos Balla, que eles gravaram dentro de um auto-carro. A equipe sadina preferiu estacionar a frente de sua defesa e praticar o anti-jogo, tão em moda em Portugal.

Coube aos comandados de Jesualdo terem alguns erros crassos de passes na primeira etapa e um poder de penetração insípido em certos momentos para que nós achássemos que a vitória poderia escapar de nossas mãos. Na etapa derradeira, eis que surge Lisandro López, o grandioso Licha, a guardar duas bolas na cidadela do Setúbal e decretar o óbvio no Dragão, de que estamos a apenas 3 vitórias de um tetracampeonato que tentam macular a todo instante.

A ressaltar a prestação excelente de Cissokho nesta partida. O jovem vindo da Gália a cada dia mostra a versatilidade que se exige de um bom lateral: atacar com eficiência e defender com obstinação.
A tirar minha paciência, a eterna procura por veículos em que eu possa acompanhar com tamanha isenção a jornada do futebol luso no final de semana.

2 comentários:

  1. Tu estás a dormir, mas eu já estou a cumprir a prometida visita diária e a comentar:

    Foi um jogo muito parecido com o de Coimbra: primeira-parte fraca e melhorias substanciais, na segunda, levam a vitória justa, com exibição pouco brilhante.
    Mas, se nesta altura, sem dois dos jogadores mais influentes - Lucho e Hulk -, não é tempo para Ópera e sim tempo para ganhar, as exibições das primeiras-metades, não se podem repetir, sob pena de podermos sofrer dissabores, derivados de más entradas no jogo.

    Lisandro na hora certa e no momento oportuno, assumiu-se e liderou a equipa para a vitória. São assim os grandes jogadores: aparecem nas alturas decisivas!

    O jogo de Domingo, na Madeira, frente ao Marítimo, é a chave do título.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo "Madjer"!

    Excelente interpretação que colocou, através do M.Jordan!

    Os jogadores do nosso F.C.Porto, terão que ser autênticos guerreiros se querem ganhar! E é o que têm feito! Mas repare as nuances que os adversários e não só, estão fazendo aos nossos jogadores e toda esta imprensa impregnada de centralismo bafiento, que procura, sempre, achincalhar o grande F.C.Porto.

    Já mandaram dois artistas para o estaleiro (Lucho e Hulk), e no passado Domingo estiveram quase a mandar o Lisandro, tantas faltas perigosas fizeram sobre ele. Por isso vamos esperar por tudo e mais alguma coisa. Os dois clubes da 2ª circular, irão fazer tudo para retirar do 1º lugar, o único Clube que lá merece estar!

    Um Grande Abraço,

    Renato

    ResponderExcluir