
Saibam todos que sou brasileiro. Amo meu Brasil e não troco este país por quase nada. Costumo dizer que nasci no Brasil e que gostaria de morrer em Portugal, se possível numa aldeia do Norte. O estrangerismo e a invasão de expressões inglesas nos invadiram e estão em nosso cotidiano, para o todo e sempre.
Neste emaranhado todo, como arrebatarmos torcedores fora do perfil que é muito característico aqui, que é o torcedor com ascendência portuguesa, como o meu caso?
O clube tem feito bastante, eu penso que tem. Quando viajo por aqui, percebo que as Casas de Portugal tem algum símbolo do nosso dragão querido. Mas é pouco.
A televisão nos entope de jogos dos ingleses. Não acho o futebol da terra dos tablóides péssimo, pelo contrário. Gosto de acompanhar o Liverpool, por exemplo, em virtude dos acontecimentos de Heysel, em 1985, cuja minha tese é de que o estopim da tragédia em Bruxelas fora arquitetado em Roma, um ano antes, quando o Liverpool decidiu a Liga dos Campeões com a Roma. Mas isso é um outro assunto. A verticalização inglesa me impressiona.
Dias atrás fui a uma importante rede de lojas de artigos esportivos. Queria comprar uma camisola do FC Porto a um sobrinho que teimosamente, estava a torcer pelos benfas. Ele estava seduzido pela idéia de ter em suas costas, o nome do Lucho gravado e desfilar para todos a sua real e verdadeira face de torcedor. Qual não foi meu susto de que não achamos uma mísera camisola do Dragão num raio de 50 quilômetros. Pra casa retornamos, com ele a me indagar, é pra este tipo de time que o senhor, tio, quer que eu torça? Compra uma camisola do Manchester United pra mim, ou do Chelsea.
Não o culpo. Ele é fruto da massificação do sistema. É fruto do preconceito torpe e imbecil que impera por aqui com tudo que provenha de Portugal. Há uma ânsia do brasileiro em esquecer a sua história, em anular o seu passado numa vã tentativa inútil de se mostrar mais moderno. Quando dos confrontos contra os Red Devils, a mídia esportiva brasileira simplesmente acompanhou a nau rancorosa de Alex Ferguson, achando que o papelão feito pelas lagartixas iria se repetir. Poucos se deram ao respeito com o nosso Porto. Assim como meu sobrinho que dias depois do confronto em Old Trafford, tratou de rever seu ponto de vista e a aprender sobre o seu passado português, acoplado a uma miscigenação que só o português soube trabalhar, mesmo com erros.
Mas a luz no final do túnel, ela existe. O alcance ainda é pequeno, já que este tipo de público é mais afeito ao estilo Orkut, ao estilo Big Brother de querer aparecer e num sistema de valores totalmente falido, o supostamente rico, o supostamente na moda é o que conta para integrar-se a turma dos machões ou das patricinhas. Falo da blogosfera. Foi através dela que descobri vida inteligente a analisar o meu time de coração em Portugal - sim, tenho um time de coração aqui no Brasil também, no qual por hora, irei relutar em divulgá-lo. Através dos diversos blogs, redescobri a paixão de escrever, raciocinar e edificar idéias, conceitos e soluções.
O que só acaba por mostrar que somos de um reinado diferente. Um reinado que não é composto de dinheiro ou de quinze minutos de fama.
Meu caro amigo, vejo que para te precaveres contra as dificuldades, já compraste um cão. Fizeste bem.
ResponderExcluirQuanto às dificuldades de arranjares material do F.C.Porto, aconselho-te uma passagem pelo site do F.C.Porto, tenho a certeza que lá encontrarás, forma de resolveres esses e outros problemas.
Para veres jogos no computador, envio-te dois sites que normalmente, transmitem jogos do nosso clube:
http://adtvextra.blogspot.com/
http://www.soinformatica.ca/index.php
Abraços
Amigo "Madjer"!
ResponderExcluirComo o compreendo pelo "martirio" que tem que sofrer para ter ou ver algo do grande F.C.Porto!
Mas as pessoas vêm-se assim. Pela luta, pelo amor à causa, pela fé, por tudo o que conseguem fazer para defender aquilo de que gostam!
Por isso lhe peço para não desanimar, porque irá um dia, certamente, ver o nosso Clube através da TV e encontrará uma loja relativamente perto de si para adquirir quase tudo que diga respeito ao Maior Clube Português! A Sua grandiosidade a isso levará, e em todo o Mundo veremos o FC Porto rivalizando com os grandes do Mundo!
Parabéns pelo esforço e continue!
Abraço,
Renato